ANATOMIA
DO CONTO é um blogue literário de reflexão crítica e conteúdo
informativo sobre a narrativa curta de viés ficcional,
convencionalmente, definida por conto. Trata-se de uma
publicação em meio eletrônico, sem fins lucrativos e aberto à
contribuição para disponibilização de biografias, bibliografias,
entrevistas, ensaios, resenhas, orelhas, notas e fragmentos sobre
autores e obras. Seu objetivo é difundir informação e fomentar a
discussão sobre literatura em língua portuguesa e disponibilizar a
pesquisadores, críticos, professores, estudantes e público geral,
textos, imagens, vídeos, áudio e outras formas relacionadas ao
relato breve.
Seu
objeto de estudo é a produção literária contemporânea de caráter
individual (autores e obras) ou coletivas (antologias, coletâneas),
bem como aspectos não contemplados normalmente pelos estudos
literários, produção gráfica (formatos, diagramação), o papel
dos editores e do mercado editorial, a difusão de obras e sua
recepção junto ao público.
Visando
a uma ampliação da discussão crítica sobre a gênese, evolução
e atualidade de um gênero muitas vezes preterido nos estudos
literários, Anatomia do conto foi concebido pelo crítico e
pesquisador Eduardo de Araújo Teixeira no Programa Avançado
de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(PACC-UFRJ), com o apoio da CAPES/FAPERJ, dentro do projeto
“Narrativas de transgressão - A representação da periferia em
Fernando Bonassi, Ferréz, Marçal Aquino e Marcelino Freire”.
As
áreas de conhecimento que norteiam ANATOMIA DO CONTO são Teoria e
Crítica Literária, Estudos Comparados, Literatura Comparada,
Estudos Culturais e Jornalismo Cultural.
BIOGRAFIA
Eduardo
de Araújo Teixeira possui graduação em Letras pelo Centro
Universitário Fundação Santo André (1997) e doutorado em Letras
(Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela USP
(2006). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em
Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana, atuando principalmente
nos seguintes temas: estudos comparados de literaturas; análise e
crítica (estudos sobre o conto); relações entre literatura,
cinema, música e cultura popular. Formado pela Escola Livre de
Cinema de Santo André em Cinema e Roteiro, é documentarista e atua
também na área de Cinema/Vídeo em criação de roteiro; direção
e crítica cinematográfica. Editor dos blogues Revide e Escritos
Pós-utópicos, colabora, igualmente, como ensaísta em diversas
revistas eletrônicas sobre Arte (Soul Art) e Teatro (Questão de
Crítica). É professor voluntário da ONG Instituto Henfil, onde
leciona Literatura, Redação e Interpretação textual desde 2000.
Ministrou curso de pós-graduação em Estudos Linguísticos e
Literários no Centro Universitário Fundação Santo André, nas
disciplinas por ele formuladas: “Pós-utópicos: a nova literatura
brasileira (sobre produção contemporânea), Literatura e Mito,
Literatura e outras artes (conexões e intersecções). Ministra
workshops sobre literatura africana (CUFSA) e Mário de Andrade (Casa
das Rosas). Foi um dos vencedor do Prêmio Rumos/Itaú Cultural
(2007) com o tema “Marcelino Freire: entre o rap e o repente”.
Atualmente é pesquisador na pós-graduação em Estudos Culturais do
Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal
do Rio de Janeiro (PACC-UFRJ), sob supervisão de Heloísa Buarque de
Hollanda. É editor do blogue Anatomia do Conto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário